(11) 3871-5708 (11) 98718-2191 Segunda - Sexta 08:00 - 18:00 Rua Ponta Porã, 1223 – Alto da Lapa – São Paulo – SP
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Essa é uma questão que intriga muitos pacientes aqui do consultório. Afinal, adicionar o azeite na panela para preparar o filé ou para refogar legumes é uma opção saudável ou um desperdício?
Segundo estudos recentes, 80% dos antioxidantes do azeite são preservados quando o óleo vai ao fogo. Mesmo em altas temperaturas ele é resistente ao processo, com níveis reduzidos de oxidação e hidrólise (processos que deterioram o azeite). Ou seja, ele é sim uma ótima opção de óleo para o preparo dos alimentos.
Atualmente, inúmeras pesquisas comprovam os benefícios do azeite, principalmente o extra virgem, para a saúde, que estão relacionados à sua composição, que é rica em ácidos graxos monoinsaturados, como o ácido oleico (ômega 9), que favorece o controle do colesterol e assim diminui o risco de doenças cardiovasculares. Além da presença de hidrocarbonetos, que favorecem a excreção de toxinas e tem efeitos anticancerígenos. Possui também esteróis, que ajudam a reduzir os níveis de LDL colesterol, compostos fenólicos e vitamina E, que são potentes antioxidantes.

Mas atenção, consuma com moderação, pois mesmo com tantos benefícios é um alimento com alto valor calórico.

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