Das propriedades da abobrinha mais marcantes vale ressaltar que ela é uma fonte rica em vitaminas do complexo B (essenciais para o bom funcionamento dos sistemas neurológico, circulatório e imunológico), vitamina A (boa para a visão, pele, auxilia no crescimento e evita infecções), além de conter minerais como potássio, fósforo, cálcio, sódio e magnésio.
Além disso, ajuda a prevenir doenças que podem advir da falta de vitamina C como escorbuto, esclerose e aparecimento de hematomas. Quando consumida regularmente, a abobrinha pode auxiliar também na redução dos níveis de homocisteína, que é um aminoácido presente no sangue e que, em grandes quantidades pode causar entupimento de artérias e Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Higienize a abobrinha e corte na horizontal bem fina (pode usar um cortador do tipo “manoline”).
Mergulhe na água morna e retire em 1 minuto, apenas para amolecer as fatias.
Misture a ricota com as claras, a salsa, a linhaça dourada e o sal, se preferir pode bater com um processador para virar uma pasta.
Recheie com 1 colher de sobremesa cada fatia e enrole. Acomode na assadeira, regue com azeite e leve para assar até a abobrinha ficar al dente.
Para o molho:
Aqueça o azeite e refogue o alho, junte os tomates, refogue até o tomate desmanchar um pouco. Desligue a panela, junte o manjericão e o sal. Regue os canelones e sirva.