Há um membro da família das oleaginosas que, apesar ser típico do nosso território, ainda é pouco conhecido por aqui. Estamos falando da castanha de baru, um tipo de amêndoa bastante comum em regiões como Goiás, norte de Minas Gerais, Mato Grosso e parte do Maranhão. Assim como nozes, pistache e amendoim, o fruto do barueiro também oferece muitos benefícios.
Esse fruto do Cerrado brasileiro é rico em vitamina E e em minerais. Em 100 gramas, o baru oferece uma dose de ferro equivalente a 59% das recomendações diárias, e a de zinco, 47%. Além disso, é rica em proteína e com alto teor de gorduras poli-insaturadas, como os ômegas 3, 6 e 9. Ou seja, esses ácidos graxos contribuem para reduzir o colesterol ruim (LDL).
Pesquisas revelam que os compostos bioativos do baru protegem contra doenças como obesidade, diabetes, câncer e Alzheimer.
Como consumir? Use o baru torrado em receitas de bolo, pães e torta, salpique na salada ou coma como snack. Mas atenção, não exagere: 100g tem cerca de 500 calorias.