As pessoas com HIV / AIDS, devido ao próprio vírus e aos medicamentos utilizados no tratamento, estão mais propensas a ter vários problemas como náuseas, alterações de paladar, perda de apetite, etc. Esses problemas os dificulta de assegurar uma boa nutrição.
Por essa razão, a deficiência de vitamina e minerais é comum em pessoas infectadas pelo HIV. É muito importante que se dê uma atenção especial à alimentação desses pacientes, mantendo sempre uma dieta equilibrada.
Para garantir uma dieta equilibrada e ajudar a melhorar na imunidade, aposte nos seguintes alimentos:
Vegetais verdes-escuros (Espinafre, couve-manteiga, rúcula, agrião,etc.): São fontes de ácido fólico, que participa na formação dos glóbulos brancos (células de defesa); vitamina A; B6 e B12, que contribui para a manutenção das células imunológicas.
Alimentos fontes de Vitamina C (acerola, lichia, laranja, limão, kiwi): Aumentam a produção das células de defesa, que agem diretamente no combate de vírus e bactérias.
Probióticos (iogurte natural e leites fermentados): Ajuda na recomposição das bactérias benéficas do intestino, mantendo-o saudável e capaz de absorver de uma maneira mais eficaz as vitaminas e minerais.
Castanhas do Pará: Por conter selênio, tem grande ação antioxidante, sendo capaz de neutralizar os radicais livres, turbinando o sistema imunológico.
Cebola: Contém uma substância chamada quercitina, que é um potencializador do sistema imune.
Ácidos graxos ômega-3 (encontrados em peixes, algas marinhas, linhaça e chia) e ácidos graxos ômega-6 (encontrados em óleos vegetais de soja, girassol e oliva): Interferem na coagulação sanguínea, no controle do processo inflamatório