(11) 3871-5708 (11) 98718-2191 Segunda - Sexta 08:00 - 18:00 Rua Ponta Porã, 1223 – Alto da Lapa – São Paulo – SP
(11) 3871-5708 (11) 98718-2191 Segunda - Sexta 08:00 - 18:00 Rua Ponta Porã, 1223 – Alto da Lapa – São Paulo – SP

Dados de pesquisa trazem que 1 em cada 4 habitantes do planeta sofre desta síndrome, desconhecida por muitos mas que causa vários prejuízos a saúde. A fome oculta é um fenômeno pouco divulgado, mas, quando em estágio avançado, este problema silencioso deixa o organismo mais fraco e vulnerável a inflamações e infecções.
Ela é caracterizada por uma carência não explícita de um ou mais micronutrientes, ou seja, vitaminas e minerais. Estes participam de ações essenciais para o organismo, destacando-se produção de hormônios e enzimas. Ela pode comprometer várias etapas do processo metabólico, com alterações no sistema imunológico, nas defesas antioxidantes e no desenvolvimento físico e mental. A deficiência é fator predisponente/agravante de diversas doenças crônicas, como doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, diabetes mellitus, dislipidemia, obesidade, alguns tipos de câncer e osteoporose, entre outras.

É uma síndrome comum em quem exagera nos alimentos industrializados, que possuem sabor agradável, mas não tem boa qualidade nutricional. Especialistas ressaltam que este mal está mais ligado á qualidade da dieta do que as quantidades ingeridas.
Os sintomas mais conhecidos são: cansaço, sonolência, dificuldade de concentração, humor instável e baixa imunidade. Porém, isso varia bastante dependendo do tipo de micronutriente que está diminuido no organismo.
Sabe-se que a carência de potássio, cálcio e magnésio, por exemplo, trazem dores musculares e caimbras.
Suplementos vitamínicos podem ser uma saída, porém a principal arma contra esta síndrome é uma alimentação equilibrada e saudável. Por isso, procure sempre a ajuda de um nutricionista para uma avaliação e elaboração de um plano alimentar.

Deixe um Comentário

× Como posso te ajudar?