Durante a gestação, por causa das mudanças hormonais, pode haver a queda da imunidade da mulher. A alimentação saudável durante esse período é uma grande aliada, mas é importante lembrar que ela é influenciada, além do consumo de alimentos saudáveis, pela qualidade de vida, horas dormidas, hidratação e genética.
Vamos garantir uma gestação mais saudável com:
Vegetais verdes-escuros (Espinafre, couve-manteiga, rúcula, agrião e etc.)
São fontes de ácido fólico, que participa na formação dos glóbulos brancos (células de defesa); vitamina A; B6 e B12, que contribui para a manutenção das células imunológicas.
Alimentos fontes de Vitamina C (acerola, lichia, laranja, limão, kiwi e etc.):aumentam a produção das células de defesa, que agem diretamente no combate de vírus e bactérias.
Probióticos (iogurte natural e leites fermentados): ajuda na recomposição das bactérias benéficas do intestino, mantendo-o saudável e capaz de absorver de uma maneira mais eficaz as vitaminas e minerais.
Cogumelo Shitake: possui uma substância chamada lentinana, que estimula a produção das células de defesa do organismo (macrófagos e linfócitos), aumentando a imunidade da gestante.
Castanhas do Pará: por conter selênio, tem grande ação antioxidante, sendo capaz de neutralizar os radicais livres, turbinando o sistema imunológico.
Cebola: Contém uma substância chamada quercitina, que é um potencializador do sistema imune.