(11) 3871-5708 (11) 98718-2191 Segunda - Sexta 08:00 - 18:00 Rua Ponta Porã, 1223 – Alto da Lapa – São Paulo – SP
(11) 3871-5708 (11) 98718-2191 Segunda - Sexta 08:00 - 18:00 Rua Ponta Porã, 1223 – Alto da Lapa – São Paulo – SP

O arroz é um clássico do prato do dia a dia, principalmente na cultura brasileira. Entretanto, mesmo sua versão integral pode ser trocada pela quinoa para adicionar nutrientes variados à dieta. 

A quinoa é rica em vitaminas e nutrientes importantes para o funcionamento do corpo. Considerada um “supercereal”, ela apresenta antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce e doenças degenerativas; além de garantir a saúde óssea e imunológica por seus muitos minerais. O produto ainda é um alimento livre de glúten e carboidrato de digestão lenta, que aumenta a sensação de saciedade. Trocar o arroz por quinoa é, portanto, uma opção válida e saudável.

Chamamos de cereais integrais as sementes e grãos inteiros, nos quais nenhuma das suas partes é removida. Quando os grãos são moídos ou refinados eles são transformados para criar versões mais finas com textura mais leve. Infelizmente, a maioria dos nutrientes importantes como as fibras também são removidos durante este processo.
As versões mais comuns disponíveis nas lojas são a quinoa branca, vermelha e preta.

2 colheres de sopa por dia são suficientes!

8 motivos espetaculares:

  1. A quinoa possui todos os aminoácidos essenciais, cada 100g de quinoa possui 12g de proteínas, quantidade superior a encontrada na soja, no trigo, no arroz e na aveia. A proteína tem papel importante na formação dos músculos e na manutenção da saúde do tecido muscular.
  2. Afasta doenças cardiovasculares: são 6,1g de lipídeos em 100g de quinoa contra 1,5g do trigo e 1,0g da soja, por exemplo. As gorduras presentes na quinoa são o ômega 3 e o ômega 6, ambas benéficas para o organismo, ajudando principalmente na prevenção de doenças cardiovasculares.

  3. MUITO ferro: é um dos grãos que tem maior teor de ferro (10,9g por 100g de quinoa), perdendo apenas para o amaranto (17,4g por 100g), essa proporção significa 550 vezes mais ferro que o feijão.

  4. Protetora do ossos: possui cerca de 66g de cálcio por 100g do grão, mas vale lembrar que as melhores fonte de cálcio ainda são os alimentos lácteos.

  5. Por ser uma boa fonte de fibras, a quinoa estimula a mastigação e diminui o esvaziamento gástrico, ajudando na saciedade e reduzindo a fome.
  6. Vitaminas para o cérebro: se destaca por ser uma fonte importante das vitaminas do complexo B – mais especificamente as vitaminas B1, B2, B3, e B6, essenciais para o bom funcionamento do nosso sistema nervoso, manutenção muscular e síntese de hormônios.

  7. Reforço para a imunidade: fortalecimento do sistema imunológico e melhor cicatrização, o zinco é outro nutriente abundante na quinoa, compondo cerca de 8mg por 100g do grão. 

  8. Indicada para celíacos: por não conter glúten, a quinoa pode ser consumida sem problemas pelo portadores de doença celíaca, podendo inclusive substituir a farinha de trigo em receitas como pães, massas e bolos. 1 xícara de farinha de trigo = 3/4 xícara de farinha de quinoa.

Deixe um Comentário

× Como posso te ajudar?