A beterraba além de colaborar com sua cor e seu sabor nesta tapioca, tem um poderoso valor nutricional, por ser super antioxidante, rica em vitamina A, B1, B2, B5, B6, ferro e magnésio, e isso significa que ela diminui efeitos colaterais dos tratamentos, diminui vontade de comer doce e aumenta a imunidade.
Descasque e corte a beterraba em cubos, coloque-a no liquidificador com a água, bata até virar um suco, coe e reserve.
Coloque o polvilho em uma tigela grande e acrescente 1 copo do suco da beterraba aos poucos misturando a massa com uma colher. O polvilho irá absorver o suco e ficar duro, nessa fase você precisa ir soltando a massa aos poucos até que ela fique em ponto de farofa. Reserve.
Esquente bem a frigideira, então vá colocando a massa da tapioca com ajuda de uma peneira até cobrir todo o fundo da frigideira, sem que fique buracos. Espere então alguns segundos e logo ela vai se soltar do fundo. Vire-a.
Adicione o recheio de sua preferência, dobre e está pronto!
Dica: na hora de colocar o suco de beterraba, caso o polvilho fique mole demais acrescente mais polvilho até corrigir o ponto. Se ficar muito seco corrija com mais suco.
Você sabe porque usamos polvilho doce e não goma para tapioca? Porque a goma já é hidratada, o polvilho não. Quando acrescentamos o suco da beterraba ao polvilho, estamos hidratando-o e, consequentemente, transformando-o em goma de tapioca.