(11) 3871-5708 (11) 98718-2191 Segunda - Sexta 08:00 - 18:00 Rua Ponta Porã, 1223 – Alto da Lapa – São Paulo – SP
(11) 3871-5708 (11) 98718-2191 Segunda - Sexta 08:00 - 18:00 Rua Ponta Porã, 1223 – Alto da Lapa – São Paulo – SP

Porque se deve incluir o tomate na alimentação?

Nosso conhecido Tomate, por séculos foi considerado venenoso e hoje alcança notoriedade no cardápio de quem investe em saúde.
Citado na literatura científica pela primeira vez em 1544, por Pietro Andrea Mattioli, que o batizou de Pomod’oro ou Maçã de Ouro, isso por conta da coloração amarelada da espécie que ele havia encontrado.
As mais de mil variedades existentes, com cores e tamanhos diferentes, são responsáveis por um aporte significativo de nutrientes para a população de várias regiões do planeta, sendo encontrado durante todo o ano e a preços acessíveis.
As virtudes nutricionais do tomate estão relacionadas as concentrações de flavonoides, fonte de vitamina A e C. Além de apresentar grandes quantidades de licopeno, o que desperta maior atenção recentemente.
Licopeno é um pigmento da família dos carotenoides que não é produzido ou sintetizado pelo corpo humano. Cerca de 85% do licopeno da dieta provém do tomate maduro. Sendo que seu aquecimento e processamento aumentam a biodisponibilidade deste.

 

Sendo assim, molhos e purês de tomate são tidos como melhores fontes de licopeno do que o tomate cru.
Outro fator interessante é outro aliado que o licopeno ganhou: o azeite de oliva. A ingestão concomitante de ambos faz aumentar substancialmente a atividade antioxidante do licopeno no plasma.
Atualmente temos pesquisas que avaliam a atividade antioxidante deste carotenoide na promoção da saúde e na eventual modulação de doenças com etiologias variadas, incluindo doenças de natureza metabólica, inflamatória, neoplásica e imunológica.
Bom, agora é pedir ajuda da sua nutricionista para incluir este delicioso e poderoso alimento em sua rotina. Lembrando sempre que dieta balanceada e equilibrada faz toda a diferença.

Deixe um Comentário

× Como posso te ajudar?