As proteínas do soro do leite são concentradas por meio de processos industriais para a produção da whey protein. Contém cerca de 80% de proteínas e o restante é lactose e outras substâncias.
Para a produção da “whey protein isolada”, outras etapas de purificação são adicionadas ao processo onde a lactose e outras substâncias são removidas, resultando em um produto mais “puro”, sendo livre de lactose, e com conteúdo proteico geralmente superior a 90%.
A “whey protein hidrolisada” pode ser a partir da whey concentrada ou da isolada. Sendo a partir da concentrada, pode apresentar lactose. Neste tipo de produto tem se as proteínas em porções menores, estando aí, há a ideia de que essa “pré-digestão” pode otimizar a absorção das proteínas e aumentar o efeito anabólico.
Não existem grandes evidencias de que a whey isolada traga maior ganho de força e massa muscular comparada a concentrada. Traria benefício apenas se você for intolerante a lactose.
A whey protein já é muito bem absorvida, mesmo sem ter sofrido processo de quebra (uma dose de 20 g de whey protein já é capaz de elevar ao máximo a síntese proteica), sendo assim pensando em custo benefício também, já que a whey hidrolisada é muito mais cara, não seria tão vantajoso o seu consumo em relação a whey concentrada.
É importante avaliar se você necessita o consumo de suplementos proteicos. Antes de escolher qualquer suplemento, consulte um nutricionista.